8 de fevereiro de 2016

Um bolo diferente

Uma amiga apresentou-me a um sujeito simpático e doce, conheci-o, achei-lhe piada, e com o tempo passei a gostar bastante dele. Hoje em dia, evito-o. Não que me tenha zangado com ele, mas porque não me faz muito bem. 

De há uns tempos para cá, a minha glicémia já não anda nos valores de antigamente e tudo o que tenha açúcar e farinha já não circula tão livremente cá por casa como um dia circulou.
Habituei-me  a fazer bolos com metade do açúcar, a substituir farinhas, a alterar receitas. Já o fazia por causa do maridão e agora, o stress apanhou-me a mim também, bem pelos açúcares.

O sujeito que a minha amiga me apresentou foi o Reese's (peunut butter cups), só é pena o chocolate ser tão doce, de resto, o equilíbrio entre doce e salgado no "recheio" não é mau. Os mini cups são os melhores.
Foi por não os comer há já bastante tempo e ter algumas saudades, que esta receita teve um impacto maior em mim.

As alterações: metade do açúcar (para quem não tolera coisas muito doces), e usar açúcar de côco (é mais caro mas tem um índice glicémico de 35, é mais saudável).  Os pedacinhos de chocolate podem e devem ser sem açúcar (adoçados com stevia, por exemplo).
E é verdade, o resultado é incrível, parece mentira que o bolo não tenha farinha.
O piolho cá de casa adorou.
A diferença no meu forno a 180/190º C é que demorou cerca de 50 minutos a cozer. E mal coza, sai logo do forno para não ficar duro e queimado. Depende de forno para forno.

Para quem gosta de manteiga de amendoim, é a não perder, e a baunilha corta-lhe um bocado a intensidade do amendoim. É bom mesmo.



imagem daqui



2 comentários:

ideias caídas das nuvens