16 de maio de 2014

Modas há muitas


Não sei com que velocidade as modas voam de escola para escola mas, parece-me que há por aí uma epidemia (pandemia?) de pulseirinhas de elásticos. E claro, de tão coloridas que podem ser nem os mais pequeninos ficam imunes. É vê-los a querer fazer, e a não conseguir, e sobrar sempre para quem? Claro, os pais - as mães que isto é coisa de gaja, pai que é gajo não é apanhado morto a fazer pulseirinhas coloridas.

A modos que lá fui à "loja do chinês" e comprei mais dois pacotes de elásticos... um deles de elásticos que mudam de cor ao sol. Já sei que vai querer uns que mudem de cor dentro de água e uns que mudem de cor à noite e outros que mudem de cor quando o rei fizer anos... mas não há, só mesmo na imaginação deles.

À conta disto já revivi neste últimos dias algumas modas que vingaram nos meus tempos de escola. Daquela que mais memórias e saudades me deixou é o lemon twister (um anel - que se colocava no tornozelo - ligado por um tubo a um limão - tudo de plástico -  fazia-se rodar com um pé e saltava-se com o outro), adorava aquilo. Lembro-me também do Aquaplay com os botões para tentarmos com a força da "corrente" enfiar os aneis nos espigões. Lembro-me do Vai-vem, um género de limão grande com duas pegas de cada lado e duas cordas que o atravessavam, ao abrirmos de um lado, o limão deslocava-se nas cordas para o outro jogador...  O 4 em linha...  Do cubo mágico não se esquece até porque nunca deixou verdadeiramente de existir. Ah, e tive um "jogo electrónico" e mais, ainda funciona! Mas este, o meu filho não vai conhecer já até porque nem deve achar piada nenhuma, é a preto e branco...

Mas agora é mais pulseiras e mãe fixe deve ter e usar uma pulseira feita pela, ou igual, à da sua cria. Chama-se empatia, há quem lhe chame orgulho, há quem lhe chame mariquice. Cá por mim chama-se abraçar a ideia e aproveitar porque tenho a desculpa de ser mãe e posso sempre dizer que o piolho insistiu, e ele bem que insiste. É aproveitar.

4 comentários:

  1. O meu H. também me pediu elásticos, mas eu ainda não comprei. Já tem o braço cheio de pulseiras e o G. também já tem duas que não tira nem para dormir. :) Todas elas foram feitas por uma amiga do H. :) Ohhhlembro-me do limão e tive um também era do género da bota botilde que também tive. Velhos bons tempos! :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Eu fui mais desnaturada e comprei uma pulseira feita por umas meninas amorosas à saída da praia e o mais velho ficou radiante!! Poupei a casa cheia de elásticos com o mais pequeno em modo de gatas aspirador a engolir elásticos do chinês! Também me lembro bem desse jogo do limão e da bota botilde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foste desnaturada, só incentivaste o comércio e a economia nacional... doméstica, vá.
      Por acaso acho bem, acho giro fazermos esses gestos com as crianças para eles terem um "cheirinho" da vida dos crescidos! E sim, foste a mais intelingente, elásticos espalhados pelo chão é coisa que vejo desde a semana passada. E com a gata a ajudar então, é uma alegria.

      Eliminar

ideias caídas das nuvens