30 de março de 2014

A não esquecer

A hora muda. O Diário da República diz que é para "facilitar os transportes e as comunicações e assim contribuir para o pleno funcionamento do mercado interno". Tudo em nome da economia.

Por cá pratica-se a moda desde 1916 independentemente das directivas da União Europeia. A mudança da hora foi criada para reduzir o consumo global de energia. A "ideia" era fazer coincidir o inicio do dia de trabalho com as horas de luz...
Eu cá sei que me vou levantar ainda sem sol, vou gastar mais electricidade de manhã e a economia dos senhores da EDP vai ser a crescer.

A mudança da hora é obrigatória e na realidade, afecta o relógio biológico, provoca distúrbios de sono e aumenta em 10% a possibilidade de se sofrer de ataque cardíaco. Se tudo isto se traduzisse em euros... seria prejuízo na certa. Mas isso não interessa nada, durante estes dois próximos dias em que esquecimentos podem ser recorrentes, o melhor é não facilitar não vá o diabo tecê-las e não fique o gás ligado.
É uma violência, sim, e um atentado à nossa segurança. Se conseguirem ter isto em mente, nada de confiar nas rotinas.
Pleno funcionamento do mercado interno sim, uma horita mais cedo que isto de beneficiar do sol logo pela manhã não é para português ter, poupar sim mas só para o lado do estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens