16 de janeiro de 2014

Alimentação global

O mundo é hoje mais pequeno e cada vez mais o global é onde pertencemos. As vantagens são muitas, a começar pela informação. Somos hoje mais informados do que alguma vez fomos, mas nem por isso as nossas escolhas reflectem um comportamento mais a par com toda essa informação.
Um terço dos adultos em todo o mundo tem excesso de peso ou é mesmo obeso, as dietas tendem a seguir na linha da carne, gorduras e açucares, e estamos (globalmente falando) a braços com um problema grave de saúde pública.
Se a vontade politica (até aqui) seguiu na direcção dos lobbys das grandes empresas alimentares, talvez este problema de saúde pública que mostra já alguns contornos, e os gastos que se adivinham sejam suficientes para as mudanças de opinião.
É claro que existe sempre a argumentação do auto-controle de cada um, mas não me parece fácil, o vício da comida, principalmente do açúcar, é como outro qualquer, é um vício. A resposta estará provavelmente na prevenção e na oferta ao público.



Mas para conhecer um pouco mais a fundo como anda a alimentação do mundo,  aqui, o trabalho com muita informação onde fui buscar os gráficos. Vale bem a pena ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens