15 de outubro de 2013

Quebrando barreiras



Dia 10 de Outubro foi dia Mundial da Saúde Mental. 
Não tenho nenhum caso de Alzheimer na família, tenho dois casos de Parkinson. Mas doença mental é doença mental e ver um ser humano degenerar diante dos nossos olhos é, no mínimo, esmagador.
Conheço um caso de Alzheimer que me é próximo de alguém que conheci toda a vida e que hoje não é nem uma sombra do homem que foi.

Este "filme" é de 2009, será difícil de ver para quem lhe faz impressão a velhice e a degeneração física do ser humano mas será uma preciosidade para quem quer perceber e para quem se debate diariamente e quer ajudar e quer encontrar respostas e procura incessantemente o ser que ficou algures pelo caminho que não consegue sair nem para um lado nem para o outro. 

A Doença de Alzheimer é a  principal causa de demência a partir dos 60 anos. 
Há que perceber que em média o intervalo de tempo entre o diagnóstico e a ultima fase é de cerca de 8/9 anos. Que tem um tratamento mas é incurável.
Sofrer de Alzheimer é perder todo o contacto com a realidade, deixar de se lembrar para que servem os objectos de todos os dias, de como se executam certos movimentos e de saber como se dizem certas palavras. 
Esta é a explicaçãogeral e há doentes cujos sintomas diferem. É apenas uma ajuda para a compreensão do filme.

Tenho todo o respeito e admiração por quem se dedica a ajudar.
Se puderem não deixem de ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens