27 de outubro de 2013

O dia para os Jornalistas da Paz

Hoje é Dia dos Jornalistas pela Paz. 
Quando era miúda cheguei a querer ser (entre muitas outras coisas) jornalista. Talvez um pouco impressionada com filmes e séries da década de 80 em que jornalistas heróicos salvavam o mundo. A minha ideia, no entanto, não era salvar o mundo (!), o que me motivava era escrever. Escrever, escrever, escrever de forma limpa e clara. Ter ideias brilhantes e mover montanhas com elas. Nunca me ocorreu que os jornalistas dos filmes eram personagens moldadas cujas vidas e sucessos são pensados a várias cabeças.

A vida levou-me por outros caminhos e hoje basicamente embora me continuem a impressionar as ideias brilhantes e bem escritas, aprendi que todos nós quando temos algo de bom a transmitir e se com isso pudermos ajudar alguém a perceber melhor a vida, fazemos um pouco jornalismo pela paz. Que me perdoem os Jornalistas-jornalistas, não quero de forma alguma menosprezar o seu trabalho nem apropriar-me do seu esforço. E perdoem-me a comparação, só acho que se divulgando informações que podem ser úteis aos outros (e a até para connosco - tendo em conta que muitas vezes encontramos as nossas respostas enquanto tentamos ajudar outros a encontrar soluções) e os ajudamos a encontrar caminhos para a vida, fazemos um pequeno "trabalho" em prol da Paz, é a tal eterna história de trazer à luz, de mostrar o caminho.

Mas os Jornalistas, aqueles que se focam em perseguir histórias onde o ser humano não é entendido como tal, em defender o seu trabalho,em expor situações, pessoas, países, culturas, religiões. Jornalistas que arriscam tudo para que a verdade se saiba, têm todo o meu respeito e admiração. Talvez na próxima vida faça parte das vossas fileiras. 
E sendo o Nobel da Paz o único (dos prémio Nobel) que (de acordo com a wikipédia) "pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas num processo de resolução de problemas, em vez de apenas distinguir aqueles que já atingiram os seus objetivos em alguma área específica"*, não é curioso que nenhum jornalista que tenha exposto uma situação de violação de direitos humanos e com isso tenha ajudado a salvar seres humanos de uma vida miserável - de uma morte certa, nunca tenha ganho este prémio? Ou será que ando a ver demasiada televisão?

De qualquer modo, a todos os jornalistas que trabalham para um mundo melhor, a todos os jornalistas isentos de influencias e cores políticas, a todos os jornalistas que conseguem ver no seu semelhante razão suficiente para lutar por um amanhã em paz, feliz dia e votos de muito sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens