19 de setembro de 2013

Os trabalhos para a escola

Com a aproximação do Dia Internacional da Paz, com o prazo de entrega do trabalho para hoje e a faltar ainda a frase sobre o tema, ontem voltei à carga:

- Então G, afinal sabes ou não o que é a Paz?
Ele receptivo à conversa explicou-me:
- Olha, é assim, quando dizemos [e colocou a sua melhor cara de zanga] "Deixa-me sossegado! Deixa-me sozinho!" - virou costa como se se fosse embora e simulou uma saída brusca. Depois voltou a virar-se, sorriu e disse:
- É assim!
- Mas isso é zangado, a Paz é uma coisa tranquila, e a pomba o que tem a ver com essa Paz? - perguntei.
- A Paz é uma coisa para fazer a pomba no dia da Paz!
Não é mentira, por causa da Paz temos que decorar a pomba para o dia da Paz. Não estava a conseguir nada.

Insisti.
- Mas a A [educadora], na sala, falou convosco sobre a Paz. Sabes dizer o que ela disse?
Ele fez uma cara embaraçada e disse que não se lembrava.
- E se eu perguntar ao D [melhor amigo] o que é a Paz o que é que achas que ele me responde?
- Não sei! - Disse encolhendo os ombros.
Bolas!
- E se eu perguntar à A [educadora] o que é que achas que ela me responde? 
Ele abriu muito os olhos e fazendo aquela cara de quem descobriu algo fantástico disse:
- Boa mamã, a A sabe de certeza o que é. Podes perguntar no dia das perguntas!

Resolvi abordar o tema pelo outro lado.
- Olha, e a Guerra? Sabes o que é a Guerra?
- Sei, Guerra é uma palavra que começa por G.
Confesso que nesta altura já não conseguia fazer cara séria mas se começasse a rir estragava tudo.
- Guerra é quando as pessoas lutam, e para haver Paz não se pode andar à luta.
- "Não andar à luta" é regra da sala e é a minha especialidade! 
- Então e quando há Guerra?
- Se houver Guerra, se alguém portar mal, não há Paz!  - Disse.
E eu comecei a ver uma luzinha ao fundo do túnel.
Ele continuou:
- Paz é para todos ficarem amiguinhos e falarem uns com os outros, mas, - espetou o indicador- um de cada vez! E ficam todos em Paz quando deixam de lutar.
- E porque é que achas que "Não andar à luta" é regra da sala?
- Para a sala ficar em Paz!

Trabalho cumprido!




Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens