21 de junho de 2013

Observar e aprender

Chegam as férias e as actividades multiplicam-se, não só se querem as crianças/jovens ocupados como há cada vez mais um esforço maior para dar a conhecer a arte/ciência/cultura às gerações mais novas.
Sempre tive uma predilecção especial pelas estrelas, pelos planetas, pelas galáxias. E é com satisfação que vejo o Observatório Astronómico fazer actividades atrás de actividades.
Hoje, por exemplo, aproveitando o solstício já que hoje ao meio dia solar, é o momento em que as sombras atingem o seu tamanho mínimo, observando (assim o sol o permita) e medindo, vão ensinar como fazer o cálculo do raio Terrestre... 
Oh, mas, mas.... e a matemática?  Não faz mal a ninguém, é assim que se consegue atrair a gente mais nova para determinadas áreas, também vão construir um relógio de sol. Se eu pudesse, estava lá caída com o meu piolho.
Mas não são só cálculos, no Domingo, por exemplo, a partir das 20h30m haverá uma sessão especial de observação da lua (de entrada livre) porque nessa altura a lua será "Super", bom, o efeito é apenas do nosso cérebro, a lua parece bem maior mas é o momento em que a lua estará mais próxima da terra (acontece todos os meses) e eles explicam isso tudo muito bem. Aqui.
São só sugestões, e é sempre bom dar a conhecer coisas novas às gerações que começam, abrir o leque de opções que têm à disposição, já para não falar da curiosidade e praticas diferentes do que estão habituados. É giro fazer coisas novas e conhecer os sítios onde os crescidos as fazem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens