31 de janeiro de 2013

Trabalhos importantes


"- Mãe eu estou a fazer um t'abalho muito impo'tante!"
E não é que estava mesmo.

A febre voltou vinda sabe Deus de onde, foram só dois dias mas o suficiente para desorganizar tudo à nossa volta. Muitos dias em casa são complicados por todas as razões, faltar ao trabalho, faltar à escola, é o descontínuo, a quebra de hábitos (saudáveis), a permissividade um pouco mais esticada, o juízo toldado pelo coração apertado, a preguiça, a sanidade mental, etc.

Afastá-lo da televisão não é difícil, encontrar "tarefas" que prendam a atenção (durante um tempo razoável) de uma criança de três anos é que não é fácil.
Valeu-nos um trabalho de casa da escola que consistia em fazer uma máscara com materiais reciclados (ainda não tirei a fotografia). Trabalho para ser feito com mãe/pai para um concurso na escola.  Cada fase deste nosso pequeno projecto foi pensada de modo a que ele participasse o mais possível mas, a capacidade dele estar sentado a uma mesa e pintar a mesma peça/desenho durante mais de 5/10 minutos, é mentira. Ou se altera o trabalho com muita frequencia ou acabamos sozinhas à mesa. Quando juntei as peças todas e as colei chamei-o.
"-Gostas assim?"
Estendeu o braço para cima, palma da mão aberta para mandar parar "- Mãe, está bom assim, não faças mais nada!" - e acrescentou - "Acho que vamos ganhar um prémio."
Eu não acho (aproveitei logo a deixa para explicar que o bom é participar e etc...), e mais, acho que a rapidez com que resolveu que o trabalho estava concluido deixou no ar um cheiro a "não vou dizer que não gosto porque senão ainda tenho que ir fazer mais".

Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens