20 de janeiro de 2013

O Nosso Mundo

Em Setembro de 2000, os 191 países da ONU assinaram um pacto, uma declaração (a Declaração do Milénio) onde se comprometem concretamente a atingir dentro do prazo (2015), os oito objectivos (de desenvolvimento do milénio - ODM) que deverão transformar o mundo.
Acabar com a pobreza extrema e a fome, promover igualdades, erradicar doenças, proteger os mais frágeis, promover o desenvolvimento sustentável.
2015 é já ali ao virar da esquina e os ODMs têm ficado convenientemente na gaveta (pelo menos por cá).
A primeira vez que ouvi falar deles foi por volta de 2007, quando fiz um estágio na Oikos, e sinceramente, desde esse tempo, fora desses meios, muito pouco encontrei de novo sobre este tema.
E é uma pena, os ODMs estão intrinsecamente ligados aos direitos do Homem e neste nosso pequeno mundo (felizmente), é um tema sobre o qual não é preciso nem pensar que existe.
Nos dias que correm, com tanta mudança a decorrer, o futuro parece-nos muito incerto, estamos preocupados, não sabemos o que nos está reservado e pensamos nos nossos filhos.
"My World" é a voz de todos nós, é uma ferramenta global, para que possamos contribuir com o que consideramos prioritário nas mudanças que queremos ver no mundo.
Não custa nada, é uma votação ao estilo de teste americano. Não deixem de contribuir para melhorar o mundo de todos nós.



Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens