6 de dezembro de 2012

Conforto em dois minutos


Não sou muito de usar o microondas para grandes cozinhados. Reconheço-lhe a utilidade e rapidez para aquecer tudo (ou quase tudo) e para descongelar, principalmente, o pão (foi a isto que ao longo de 10 anos o nosso microondas ficou reduzido).
No outro dia, estava assim necessitada de qualquer coisinha... doce, como a outra senhora, apetecia-me algo mas nada de que um Ambrósio me pudesse valer.
Arrumava eu revistas velhas quando não foi o meu espanto que nas 2 ou 3 folhas  que algumas revistas reservam para o capítulo de culinária, dei de caras com o bolo de 2 minutos. Não me lembro qual foi a revista, normalmente herdo-as da minha mãe e às vezes vêm 4 ou 5 todas juntas lá para casa. Por isso, não posso deixar aqui os devidos créditos mas qualquer coisinha avisem e eu ou retiro o post ou faço aqui a devida referência.
Dizia eu que dei de caras com uma receita para um bolo individual feito numa caneca e que coze em 2 minutos na potência máxima do dito aparelho. Bolos em microondas deve ser coisa que não falta na net mas, nunca me tinha lembrado disto.
Se bem me recordo, a fórmula de preparação rezava assim:
4 colheres sopa açucar, 3 c. sopa leite, 3 c. sopa óleo (acho muito), 1 ovo, 4 c. sopa farinha e meia c. chá de fermento (se o bolo for de chocolate deve-se ainda juntar 3 c.sopa de cacau e colocar chocolate derretido por cima - depois de feito). Bater  os primeiros 4 ingredientes muito bem e juntar depois a farinha. Numa caneca untada vai ao forno e é vê-lo crescer. Cuidado porque obviamente, sai a ferver.
Para um daqueles momentos serve lindamente, não é preciso batedeira, faz-se tudo bem rapidinho à mão. E mal começamos temos logo o bolo feito.
Este bolo da fotografia é de laranja por isso substituí o leite pelo sumo e raspa de meia laranja. Pode-se comer à colher dentro da caneca ou cá fora à dentada ou à fatia, etc. Não é a melhor coisa do mundo, até porque cada cabeça, cada sentença e cada receita mas, cai na categoria-mais-que-perfeita de "Confort food".
Fiquei fã.

1 comentário:

  1. Tenho uma amiga que faz muito esses bolos na caneca em microondas. Eu nunca experimentei mas ela diz que ficam muito bons!

    ResponderEliminar

ideias caídas das nuvens